Fundado na década de 1970, denominado Hospital Psiquiátrico São Vicente, o HMID – Hospital Memorial Irmã Dulce passou a integrar o IBESP - Instituto Beneficente do Sertão Pernambucano no ano de 2018.
O HMID é referência na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) como hospital especializado em psiquiatria no estado de Pernambuco. Desenvolve suas atividades embasadas na sua missão do cuidado humanizado e responsabilidade social, diante dessa demanda crescente do setor da saúde mental.
A finalidade precípua do HMID é o acolhimento dos pacientes em “surto”, quando é iminente o risco, em função da vulnerabilidade por ficarem nas ruas ou promovendo conflitos; inclusive familiares.
Após a estabilização da doença mental, o propósito imediato é a reinserção do paciente no seio da família e da sociedade, com o devido acompanhamento na RAPS, garantindo cidadania conforme preconiza a política de saúde mental.
O Hospital Memorial Irmã Dulce dispõe de 136 leitos, sendo 120 conveniados ao SUS através da Gestão Municipal; 10 privados e 6 em duas enfermarias clínicas masculina e feminina.
Estrutura de Apoio: recepção contígua à SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem), consultórios Médicos, de Psicologia, Serviço Social e uma enfermaria com 2 leitos de observação. Contamos ainda com sala de curativo, sala de higienização, farmácia e Lavanderia (completa).
O setor administrativo formado pela Direção Geral, secretaria de apoio, Faturamento (contas médicas), Departamento de Pessoal e sala de reunião. Repouso Médico, Repouso de Enfermagem e de Técnicos de Enfermagem.
Ainda como área de apoio existe o Serviço de Nutrição e Dietética (cumprindo os requisitos do projeto hospitalar) e Refeitório com 108 lugares.
Na Terapia Ocupacional, setor de grande importância no HMID, existe consultório médico, sala de reunião dos Grupos Operativos e Reuniões Familiares, sala de trabalhos manuais em atendimento, salão de filmes e apresentações.
O HMID também precisou se adequar às demandas trazidas pela pandemia de Covid-19 e instalou duas alas de quarentena, uma feminina e outra masculina, totalizando 26 leitos.